Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o curso
Início do conteúdo da página

Geologia

Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 17h23 | Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 22h01 | Acessos: 237

O Curso de Geologia da UFRGS foi criado oficialmente em 1957, obtendo reconhecimento por meio do Decreto número 40783/57, sendo um dos cursos mais antigos do país. É considerado um dos principais centros de formação em geologia e áreas afins do país. Organiza as disciplinas em áreas de conhecimento básicas, específicas, integradoras e profissionalizantes. A atuação profissional do Geólogo abrange uma ampla gama de atividades técnico-científicas relacionadas ao estudo da origem e evolução do planeta Terra, ao aproveitamento de recursos minerais e combustíveis fósseis, à conservação do meio-ambiente, bem como ao uso do solo.

OBJETIVO

Proporcionar uma formação técnica qualificada e uma visão ampla e interdisciplinar das ciências geológicas, de modo a possibilitar que seus egressos atuem com racionalidade e discernimento na identificação e solução de problemas pertinentes às demandas de recursos naturais, minerais e energéticos, da gestão dos sistemas naturais e construídos, do desenvolvimento social e cultural sustentável, e da investigação científica dos diversos componentes do sistema Terra. Ainda, oferecer ao egresso a capacidade de pensar e resolver problemas, desenvolver habilidades para o uso de técnicas de campo e laboratoriais adequadas e avançadas, estar atualizado quanto às possibilidades de exercício profissional.

O curso oferece um ambiente adequado para o crescimento profissional e interpessoal dos alunos, também valoriza sobremaneira os métodos e técnicas que partem do mundo cognitivo do estudante. Promove atividades complementares incentivando as relações acadêmicas e o desenvolvimento de valores éticos e interculturais de sua comunidade.

Projeto pedagógico

CURRÍCULO

O currículo compreende um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas em 10 etapas semestrais. As disciplinas são cursadas de acordo com uma seriação aconselhada segundo critérios epistemológicos e cognitivos, de sorte a encadear os conteúdos e técnicas em graus crescentes de complexidade escalar e dificuldade técnica. A obtenção do título de Geólogo exige o cumprimento integral dos créditos previstos na grade curricular, cujas modalidades são assim distribuídas:

PRÁTICAS DE CAMPO

Trabalhos de campo e mapeamento geológico propiciam vivências práticas com a natureza, meio de trabalho do geólogo, integrando o conhecimento teórico. O currículo inclui atividades anuais de campo, bem como disciplinas de formação profissional teórico-prática. O trabalho de conclusão é realizado nos últimos três semestres do curso na forma de projeto temático, realizado individualmente, abordando temas de diversas áreas da geologia.

Os conteúdos curriculares abrangem amplo espectro de disciplinas e áreas que visam dar ao educando uma visão totalizadora do sistema Terra e da atuação profissional. Privilegia-se o desenvolvimento de um raciocínio para entendimento de sistemas e modelos geológicos ao mesmo tempo capacidade de investigar e descrever os materiais e registros da Terra.

 

Tipo de créditos

Quantidade

Carga horária

Obrigatórios

304

4560

Eletivos

16

240

Complementares

6

90

TOTAL

326

4890

 

 
Fim do conteúdo da página