Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o curso
Início do conteúdo da página

Geografia

Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 18h37 | Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 20h45 | Acessos: 261

O Curso de Geografia da UFRGS foi criado oficialmente em 1943, obtendo reconhecimento em 19 de dezembro de 1944, através do Decreto Nº 17400.

Renovação de Reconhecimento de Curso: Portaria nª 922, de 27 de dezembro de 2018

 

HABILITAÇÕES
O Curso de Geografia oferece duas habilitações: BACHARELADO EM GEOGRAFIA e LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.

 

OBJETIVOS
O Curso de Geografia da UFRGS tem como propósito a preparação de recursos humanos para duas categorias profissionais:

o Bacharel em Geografia (Geógrafo), cuja função básica é a pesquisa científica na construção, na crítica e na aplicação de conceitos, princípios, teorias e metodologias, para a realização de estudos e trabalhos técnicos referentes à organização geográfica da sociedade e aos seus impactos ambientais, em diferentes escalas e abordagens; e

o Licenciado em Geografia, que tem como função fundamental o desempenho das tarefas que fluem das especificidades do universo da educação, relativas à programação, à implementação, à pesquisa científica e à avaliação do processo ensino-aprendizagem do ensino Fundamental e do ensino Médio.


INGRESSO E VAGAS
O acesso ao curso dá-se conforme a legislação vigente na UFRGS, mediante as Normas Básicas

da Graduação, estabelecidas pelas Resoluções nº 11, de 24 de abril de 2013, nº 13 e 14, de 04 de
maio de 2016, todas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRGS, além da
Decisão no 518/2013 do CONSUN, que dispõem os seguintes mecanismos de ingresso: a) Concurso Vestibular; b) Ingresso SISU; c) Transferência Voluntária; d) Ingresso de Diplomado; e) Transferência Interna; f) Transferência Compulsória; g) Programa Discente Convênio; e h) Programa Discente Cortesia.

São oferecidas 63 vagas anuais, sendo 30 no 1º semestre, em regime diurno, e 33 no 2º semestre, em regime noturno. O ingresso via Concurso Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SISU) ocorre anualmente para o preenchimento de 70% e 30% das vagas, respectivamente, e são realizados por editais públicos, podendo participar candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, nos termos da lei e das normas regulamentares da Universidade. Do total de vagas ofertadas pelo Concurso Vestibular e pelo SISU, 50% são destinadas para o Programa de Ações Afirmativas.

Vagas Concurso Vestibular:
- Geografia Diurno: 21 vagas com ingresso no primeiro semestre
- Geografia Noturno: 23 vagas com ingresso no segundo semestre
No ingresso por Concurso Vestibular, o estudante escolhe a habilitação (Licenciatura ou Bacharelado) no momento da matrícula presencial junto à Comissão de Graduação.

Vagas SISU:
- Bacharelado Integral: 4 vagas, com ingresso no primeiro semestre
- Bacharelado Noturno: 5 vagas, com ingresso no segundo semestre
- Licenciatura Integral: 5 vagas, com ingresso no primeiro semestre
- Licenciatura Noturno: 5 vagas, com ingresso no segundo semestre

 

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O Currículo abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada. É composto por disciplinas de caráter obrigatório e por um conjunto de disciplinas de caráter eletivo e atividades complementares. O currículo deve ser cumprido integralmente pelo estudante a fim de que possa qualificar-se para a obtenção do diploma.

  • Bacharelado em Geografia

    Currículo | Grade Curricular

  • Bacharelado em Geografia - Noturno

    Currículo Grade Curricular

  • Licenciatura em Geografia

    Currículo | Grade Curricular

  • Licenciatura em Geografia - Noturno

    Currículo Grade Curricular

     

     Curso de BACHARELADO – Diurno e Noturno

    Projeto Pedagógico - Bacharelado 
    Código e-MEC: 45030

     Turno de funcionamento: diurno (manhã e tarde); noturno
     Local de funcionamento: Campus do Vale
     Forma de organização do calendário acadêmico: semestral
     Tempo de integralização previsto: 9 semestres


    Tipo de créditos

    Quantidade

    Carga horária

    Obrigatórios

    148

    2550

    Eletivos

    36

    540

    Complementares

    6

     

    TOTAL

    212

    3180

     
    Os conteúdos adotados como objeto de trabalho para o desenvolvimento das habilidades do Bacharelado em Geografia envolvem três grupos: Formação Básica; Formação Geral; Formação Profissional.

    Os conteúdos da Formação Básica compreenderão os fundamentos teóricos, metodológicos, instrumentais e científicos da Geografia, cobrindo os seguintes campos: Geografia Física; Geografia Humana; Climatologia; Geomorfologia; Hidrologia; Biogeografia; Geografia Econômica; Geografia Urbana; Geografia Agrária; Geografia Regional; Geografia Política; Geografia Física e Humana do Brasil; Teoria e Metodologia da Geografia; Estatística; Cartografia e Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto.

    Os conteúdos da Formação Geral cobrem as seguintes áreas do conhecimento: Geociências, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Neles se destacam: Sociologia; Economia Política; História; Antropologia; Geologia; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Oceanografia.

    Os conteúdos da Formação Profissional identificam as habilitações no Curso de Bacharelado em Geografia: Topografia; Aerofotogeografia; Cartografia Digital; Sensoriamento Remoto; Sistemas de Informações Geográficas; Análise Ambiental; Organização e Gestão Territorial; Estágio Profissional; Trabalho de Conclusão de Curso.

    Além dos conteúdos de formação básica, geral e profissional, estão contabilizadas 540 horas de disciplinas eletivas, que tem o propósito de permitir ao bacharelando uma escolha mínima de especialização e aprofundamento de sua livre escolha. Além disso, o aluno deverá cumprir 6 créditos de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes. Na UFRGS, estas atividades são conhecidas como Atividades Complementares, a partir da Resolução no 24/2006 do CEPE/UFRGS, regulamentada para a GEOGRAFIA na Resolução 01/2018 da COMGRADGEA.


    Curso de LICENCIATURA – Diurno e Noturno

    Projeto Pedagógico - Licenciatura
    Código e-MEC: 45031
    Turno de Funcionamento: diurno (manhã e tarde); noturno

    Local de Funcionamento: Campus do Vale e Campus Central da UFRGS
    Forma de Organização do Calendário Acadêmico: semestral
    Tempo de integralização previsto: 9 semestres


    Tipo de créditos

    Quantidade

    Carga horária

    Obrigatórios

    179

    2835

    Eletivos

    20

    300

    Complementares

    14

     

    TOTAL

    223

    3345

     
    Em consonância com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação, os conteúdos curriculares seguem a seguinte estrutura:

    I - 420 horas de práticas como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo. Para isto, o curso apresenta as seguintes atividades de ensino: EDU02042  EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA I, EDU02043  EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA II, EDU02044  GEOGRAFIA ESCOLAR I, EDU02045  GEOGRAFIA ESCOLAR II, GEO01044  METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I e GEO01045  METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA II. As 420 horas de Prática como Componente Curricular constituem-se por um conjunto de processos e procedimentos que envolvem três etapas distintas e interligadas:
    Etapa 1: Preparação do licenciando para a sua entrada na Escola ou em espaços educativos não escolares, em relação aos acontecimentos pedagógicos e ao trabalho docente nestas instituições;
    Etapa 2: Ingresso e atuação dos licenciandos na Escola ou em espaços educativos não escolares, em atividades como: observações; entrevistas; pesquisas referentes à gestão, à coordenação, aos professores, aos alunos, aos funcionários e aos demais agentes da comunidade escolar.
    Etapa 3: Discussão das atividades realizadas na Escola ou espaços educativos não escolares junto à Universidade, possibilitando troca de experiências, respeito à diversidade organizacional e, principalmente, reflexões que oportunizam mudanças e qualificação nos processos educativos.

    II - 405 horas dedicadas aos estágios supervisionados, na área de formação e atuação na educação básica. As seguintes atividades de ensino contemplam esta carga horária: EDU02046  ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I, EDU02047  ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA II, EDU02048  ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III e EDU02049  ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV.

    III - 2.310 horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos:
    a) Núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais. Entram aqui os conteúdos da formação básica que compreendem os fundamentos teóricos, metodológicos, instrumentais e científicos da Geografia e da educação, cobrindo os seguintes campos: Geografia Física; Geografia Humana; Climatologia; Geomorfologia; Hidrologia; Biogeografia; Geografia Econômica; Geografia Urbana; Geografia Agrária; Geografia Regional; Geografia Politica; Geografia Física e Humana do Brasil; Teoria e Metodologia da Geografia; Cartografia e Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Educação Contemporânea em seus aspectos: Currículo, Didática, Planejamento; e Psicologia da Educação.
    b) Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos. Entram aqui os campos da formação geral cobrindo as seguintes áreas do conhecimento: Geociências, Ciências Humanas e Ciências Sociais, destacando-se: Sociologia; Economia Política; História; Antropologia; Geologia; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Necessidades Educativas Especiais, Língua Brasileira de Sinais; Sociologia da Educação e Produção de Textos.
    Deve ser ressaltado que dentro destas 2310 horas estão contabilizadas 300 horas de disciplinas eletivas, que tem o propósito de permitir ao licenciando uma escolha mínima de especialização e aprofundamento de sua livre escolha.

    IV - 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes de Licenciatura em Geografia. Na UFRGS, estas atividades são conhecidas como Atividades Complementares a partir da Resolução no 24/2006 do CEPE/UFRGS e regulamentada para a Licenciatura em Geografia na Resolução 02/2018 da COMGRADGEA.

 

Fim do conteúdo da página