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Créditos Complementares

Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 16h27 | Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 15h22 | Acessos: 345

Os Créditos Complementares são atividades acadêmicas que o aluno realiza durante o curso de graduação com o aproveitamento de conhecimentos adquiridos. Além disso, têm como intuito a flexibilização dos currículos, de forma a incentivar o aluno a expandir sua formação para além da área de concentração do curso.

Também promove atribuição de créditos que contemplam o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo discente através de atividades extracurriculares (estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância) mediante análise da COMGRAD.

Algumas dessas atividades são: cursos de extensão universitária, disciplinas extracurriculares, eletivas excedentes, obrigatórias alternativas excedentes, estágios não obrigatórios, atividades desenvolvidas como iniciação científica, bolsista acadêmico, monitoria, participação em eventos, entre outras.

Resolução CEPE 24/2006

Curso de Engenharia Cartográfica: Resolução 01/2009
Curso de Geologia: Resolução 10/2015
Curso de Geografia Bacharelado: Resolução 01/2018
Curso de Geografia Licenciatura: Resolução 02/2018

Orientamos aos alunos que verifiquem na Resolução de seu curso a tabela de equivalência para concessão dos créditos complementares de acordo com a carga horária das atividades realizadas.

Como solicitar:

O passo-a-passo é o seguinte:

  • Acesse www.ufrgs.br/conecte-se;
  • Clique em SEI ALUNO e leia atentamente o GUIA RÁPIDO – SEI UFRGS PARA ALUNOS;
  • Acesse aluno.sei.ufrgs.br e faça o login (cartãoUFRGS@ufrgs.br) e senha;
  • Acesse Menu (no topo da página à direita) e após acesse a aba Peticionamento > Processo Novo (à esquerda da página). Escolha o tipo de processo Graduação: Créditos complementares;
  • Preencha as informações do processo, anexe o(s)  documento(s) comprobatório(s) referente(s) a todas atividades que deseja converter em créditos complementares e clique em peticionar;
  • Para concluir o peticionamento, realize a assinatura eletrônica da solicitação: selecione a opção aluno para cargo/função, coloque sua senha do portal e então clique em assinar ou pressione a tecla enter.

IMPORTANTE:

  • Deve-se conferir a Resolução da COMGRAD sobre o assunto e a quantidade de créditos estabelecidos nesta para cada tipo diferente de atividades.
  • A tramitação do processo administrativo será realizada através do SEI. Caso necessário, o aluno poderá ser requisitado a se manifestar ou incluir documento(s) no processo administrativo.
  • É possível e recomendável enviar em um mesmo processo SEI documentos diferentes de comprovação de créditos complementares, a fim de otimizar  a análise e o registro dos créditos no sistema.
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