Créditos Complementares
Os Créditos Complementares são atividades acadêmicas que o aluno realiza durante o curso de graduação com o aproveitamento de conhecimentos adquiridos. Além disso, têm como intuito a flexibilização dos currículos, de forma a incentivar o aluno a expandir sua formação para além da área de concentração do curso.
Também promove atribuição de créditos que contemplam o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo discente através de atividades extracurriculares (estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância) mediante análise da COMGRAD.
Algumas dessas atividades são: cursos de extensão universitária, disciplinas extracurriculares, eletivas excedentes, obrigatórias alternativas excedentes, estágios não obrigatórios, atividades desenvolvidas como iniciação científica, bolsista acadêmico, monitoria, participação em eventos, entre outras.
Curso de Engenharia Cartográfica: Resolução 01/2009
Curso de Geologia: Resolução 10/2015
Curso de Geografia Bacharelado: Resolução 01/2018
Curso de Geografia Licenciatura: Resolução 02/2018
Orientamos aos alunos que verifiquem na Resolução de seu curso a tabela de equivalência para concessão dos créditos complementares de acordo com a carga horária das atividades realizadas.
Como solicitar:
O passo-a-passo é o seguinte:
- Acesse www.ufrgs.br/conecte-se;
- Clique em SEI ALUNO e leia atentamente o GUIA RÁPIDO – SEI UFRGS PARA ALUNOS;
- Acesse aluno.sei.ufrgs.br e faça o login (cartãoUFRGS@ufrgs.br) e senha;
- Acesse Menu (no topo da página à direita) e após acesse a aba Peticionamento > Processo Novo (à esquerda da página). Escolha o tipo de processo Graduação: Créditos complementares;
- Preencha as informações do processo, anexe o(s) documento(s) comprobatório(s) referente(s) a todas atividades que deseja converter em créditos complementares e clique em peticionar;
- Para concluir o peticionamento, realize a assinatura eletrônica da solicitação: selecione a opção aluno para cargo/função, coloque sua senha do portal e então clique em assinar ou pressione a tecla enter.
IMPORTANTE:
- Deve-se conferir a Resolução da COMGRAD sobre o assunto e a quantidade de créditos estabelecidos nesta para cada tipo diferente de atividades.
- A tramitação do processo administrativo será realizada através do SEI. Caso necessário, o aluno poderá ser requisitado a se manifestar ou incluir documento(s) no processo administrativo.
- É possível e recomendável enviar em um mesmo processo SEI documentos diferentes de comprovação de créditos complementares, a fim de otimizar a análise e o registro dos créditos no sistema.