Página inicial > Informações Importantes > Cancelamento e Exclusão de Matrícula

Exclusão e Cancelamento de Matrícula

Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 16h28 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 20h24 | Acessos: 1033

Exclusão de atividade de ensino durante a vigência do Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Períodos de 2021/1:

- 02/08/2021 a 08/08/2021: Período para alunos efetuarem, via Portal do Aluno, Exclusão de Matrícula em atividades de ensino de 2021/2, com possibilidade de aproveitamento das vagas (ou seja, outros estudantes poderão ocupar as vagas liberadas neste período).

- 13/08/2021 a 03/12/2021: Período para alunos efetuarem, via Portal do Aluno, Exclusão de Matrícula em atividades de ensino de 2021/1, sem aproveitamento de vagas.

- 06/12/2021 a 10/12/2021: Período para alunos solicitarem à COMGRAD, via processo administrativo, Exclusão de Matrícula em atividades de ensino de 2021/1.

A exclusão de matrícula não acarreta prejuízo ao ordenamento. Excepcionalmente durante o ERE, a exclusão pode ser registrada para todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado no semestre.

Só é possível excluir diretamente no Portal do Aluno disciplinas que ainda não tenham conceito informado pelo docente. Caso o aluno queira excluir uma disciplina cujo conceito já foi informado pelo docente, deverá solicitar a exclusão através de processo administrativo, a ser encaminhado à Comissão de Graduação, em prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. A possibilidade de exclusão para atividades de ensino com conceito já informado é válida somente durante a vigência do ERE e precisa ser autorizada pela Comissão de Graduação.

Para solicitar a exclusão de matrícula por processo:

• Acesse https://sei.ufrgs.br/ e faça o login com o cartão UFRGS (com oito dígitos@ufrgs.br) e senha do Portal;
  • Clique em Menu (no topo da página à direita);
  • Acesse a aba Peticionamento > Processo Novo (à esquerda da página);
  • Escolha o tipo de processo Graduação: ERE – Exclusão de Atividade de Ensino pelo discente;
  • Preencha as informações do processo e justificativa e clique em peticionar;
  • Para concluir o peticionamento, realize a assinatura eletrônica da solicitação: selecione a opção aluno para cargo/função, coloque sua senha do portal e então clique em assinar ou pressione a tecla enter.

IMPORTANTE

• A tramitação do processo administrativo será realizada através do SEI/UFRGS (Sistema Eletrônico de Informações da UFRGS). Caso necessário, o aluno poderá ser requisitado a se manifestar ou incluir documento(s) no processo administrativo;
  • Caberá à COMGRAD dar ciência ao aluno sobre a resposta à sua solicitação.

A matrícula em TCC e em estágio obrigatório dos cursos de bacharelado não podem ser excluídas diretamente no Portal do Aluno. Para esses casos, o pedido de exclusão deve ser enviado por processo à comgrad.

O cancelamento da matrícula em disciplinas consiste na interrupção dos estudos de uma ou mais disciplinas em que o aluno esteja matriculado, mediante autorização da Comissão de Graduação. Não é permitido cancelar a mesma disciplina por mais de duas vezes, nem o cancelamento de todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado. O cancelamento da disciplina influi negativamente no cálculo dos índices de ordenação I3 e I4. Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) o módulo para cancelamento de disciplinas está desativado no Portal do Aluno, uma vez que os estudantes podem efetuar a Exclusão de matrícula até o fim do semestre.