Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação > PSICANALISE SELEÇÃO LIGANTES 2022 - LIPSIC UFRGS
Início do conteúdo da página

PSICANALISE SELEÇÃO LIGANTES 2022 - LIPSIC UFRGS

Publicado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 21h14 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 21h14 | Acessos: 69

O que faz a Lipsic?

A Lipsic prima por trazer a psicanálise via intersecções com a cultura, assim sendo, nossos eventos primam pelo rigor técnico e teórico, no entanto, sempre visando abordá-los da maneira mais leve possível, permitindo que alunos de graduação - e público externo - possam compreender o que está em debate com um pouco mais de facilidade. E como a Lipsic faz isso? Promovendo análises de filmes, séries, livros e temas caros à sociedade em geral, sempre sob a ótica da psicanálise, trazendo para a condução da conversa um(a) psicanalista experiente como convidado(a).

 

Somos uma liga acadêmica extremamente ativa!

Ao longo de 2021 realizamos mais de 30 eventos! Todos de graça e com certificado - via Portal UFRGS!

Você pode ter acesso a maioria deles via nosso canal no YouTube.

 

E o que é necessário para ser ligante?

É necessário apenas ser estudante de graduação de qualquer curso, e qualquer universidade, pois acreditamos que a interdisciplinaridade é fundamental! Como, ao longo de 2022, pretendemos iniciar atividades presenciais, faz-se necessário ser de Porto Alegre ou região, devido aos deslocamentos até os locais dos eventos, que se darão em Porto Alegre.

 

Também é necessário ter algum tempo livre para dedicar à liga: faz-se necessário ter disponibilidade para comparecer a eventos ao longo de uma noite por mês e, além disso, ao longo de um mês no ano (definido via sorteio), você terá que disponibilizar o seu horário do meio-dia nas terças-feiras. É necessário estar disponível, também, para participar das reuniões internas, que se dão aos sábados a tarde, com duração aproximada de 1h30 (as primeiras podem durar um pouco mais). A periodicidade das reuniões varia. Idealmente, se dão em semanas alternadas, mas podem ocorrer mais ou menos seguidas, dependendo das necessidades de planejamento. Não é tanto tempo assim, mas é necessário ter!

 

Se você tiver mais tempo livre, ainda por cima, poderá ganhar horas extras no seu certificado de extensão, participando de mais eventos (mas não é obrigatório)!

 

Preciso saber sobre psicanálise?

Lógico que NÃO! Queremos pessoas interessadas em aprender e que estejam comprometidas com o crescimento desta Liga.

 

Como faço para me inscrever?

Você tem que preencher este formulário de interesse até dia 21 de janeiro de 2022. Ele também está disponível na bio de nossa página no Instagram. Após, você receberá as orientações, via email, acerca das próximas etapas da seleção (não se preocupe, o processo não é difícil, ele serve apenas para garantir que suas expectativas para conosco, dão match com as nossas expectativas para com você!).

 
Mas, afinal: O que é a Liga de Psicanálise?

Somos o espaço dentro da UFRGS para que estudantes de graduação de qualquer curso (e, inclusive, de qualquer outra universidade da região, pois também aceitamos submissões de alunos de outras universidades) possam aprender mais acerca da psicanálise e, igualmente, possam desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão dentro desta temática!

 

Nossa prioridade, enquanto projeto de extensão, é desenvolver projetos que envolvam cultura e psicanálise e que sejam abertos a toda comunidade interessada (interseções junto a obras literárias, filmes, etc.), porém também desenvolvemos projetos de ensino (palestras e debates com especialistas) e de pesquisa (junto ao Departamento de Psiquiatria da FAMED/UFRGS).

 

O que eu ganho com isso?

Além de muito conhecimento (acadêmico e pessoal), você também receberá certificados que contam horas complementares para o seu curso (claro, é necessário fechar o ano com um mínimo de frequência e assiduidade).

 

Mais informações estão no próprio formulário e, depois que você se inscrever, as próximas etapas do processo seletivo serão explicadas direitinho via email.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco (por email ou Instagram).

 

Ah, aproveita e nos segue lá no Insta! Todas nossas novidades são postadas lá. Se quiser, também é possível entrar num dos nossos grupos abertos ao público externo, no WhatsApp e Telegram.

 

E, se quiser conhecer (ou rever) algum de nossos eventos passados, basta entrar no nosso canal no YouTube.

 

 

 

Fim do conteúdo da página