Página inicial > Divulgação > #FalaIGEO - Programa de Entrevistas e Debates do IGEO/UFRGS

#FalaIGEO - Programa de Entrevistas e Debates do IGEO/UFRGS

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h22 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h22 | Acessos: 48

Prezada Comunidade do Instituto de Geociências,
viemos divulgar o lançamento do #FalaIGEO - Programa de Entrevistas e Debates do IGEO/UFRGS. Trata-se de um Projeto de Extensão, apoiado pela Direção do Instituto de Geociências, com foco na promoção do diálogo, no debate de ideias e conhecimentos, bem como na divulgação científica no âmbito do Instituto de Geociências.

O conceito do programa foi lançado a partir do diálogo entre a Direção do IGEO e equipes atuantes em atividades de extensão, em particular durante a realização do UFRGS Portas Abertas.  A experiência positiva desse evento, junto a demanda da Unidade e da Universidade por canais adicionais de divulgação e interlocução com a sociedade, somadas às intensas transformações no cenário atual, motivaram a elaboração de um programa de entrevistas e debates.

Entre os seus objetivos destacam-se a difusão do conhecimento, a comunicação e o engajamento da comunidade, interna e externa do IGEO, em temas da área de Geociências e daqueles de amplo interesse; a divulgação dos conhecimentos produzidos e das atividades realizadas pelo Instituto de Geociências e; popularizar o acesso ao saber produzido na Universidade, aproximando-a da comunidade. O #FalaIGEO ocorrerá na modalidade live, com periodicidade quinzenal e transmitido ao vivo pelo Canal do IGEO no YouTube®. As pautas serão abordadas por convidados da comunidade interna e externa à Universidade, na modalidade de entrevista ou debate, com possibilidade de perguntas previamente enviadas pelos espectadores ou simultâneas ao evento.

A equipe do projeto é composta pelas coordenadoras Profa. Flávia Farina (Departamento de Geodésia) e TAE. Ariane Kravczyk (Núcleo Admistrativo), além dos professores Coordenadores de Cursos Cassiana Michelin (Geologia), Reginaldo Macedonio da Silva (Engenharia Cartográfica) e Breno Viotto Pedrosa (Geografia), do Bibliotecário Alexandre Semeler (Biblioteca) e da TAE. Flávia Pinto Barbosa (Núcleo Acadêmico).
A live de estreia acontecerá no dia 10 de novembro (quarta-feira) às 16h00, tendo como entrevistado o ilustre Professor Emérito Léo Hartman, pesquisador em geologia, que tratará do tema: "Geodos de Ametista - da pesquisa Geológica à sua relevância econômica."
Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no website do IGEO: https://igeo.ufrgs.br/ig/index.php/falaigeo . O contato com a equipe do Projeto, assim como o envio de sugestões de pautas pode ser realizado pelo e-mail: falaigeo@ufrgs.br
Aproveitamos a oportunidade para sugerir a inscrição no canal oficial do IGEO no Youtube, no qual é divulgado o trabalho realizado pela nossa comunidade. A inscrição pode ser realizada clicando no link a seguir e, posteriormente, em INSCREVER-SE.
https://www.youtube.com/channel/UCpyRgIW72TIFupsgpLAfBQw. Caso deseje receber atualizações sobre as edições do #FalaIGEO e demais acontecimentos do Instituto de Geociências, basta “clicar no sininho”.