Página inicial > Divulgação > TCC Geografia - Orientações 2021/1

TCC Geografia - Orientações 2021/1

Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 19h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 19h56 | Acessos: 78

Orientações da COMGRAD/GEA para as defesas de TCC no período de Ensino Remoto Emergencial:

- Recomenda-se que as defesas de TCC sejam organizadas para ocorrerem até a última semana do semestre, de 29/11/2021 a 03/12/2021, para que os dados da defesa possam ser processados e inseridos no sistema da UFRGS sem intercorrências.

- O aluno deverá enviar o trabalho aos membros da banca com antecedência mínima de 5 dias úteis à realização da defesa, para que os avaliadores disponham de tempo hábil para leitura. A sistemática para entrega deverá ser definida junto ao orientador do trabalho.

- A sessão de defesa do TCC deve ser informada por e-mail à comgrad, preferencialmente com antecedência de 5 dias úteis. Nesse e-mail devem constar as seguintes informações: nome do aluno, título do trabalho, nome do professor orientador, composição da banca avaliadora, data, horário e endereço da webconferência.

- Atestados de participação em banca poderão ser concedidos aos avaliadores externos à UFRGS, mediante solicitação por e-mail (comgradgea@ufrgs.br).

- Até dois dias úteis após a apresentação do TCC, o orientador deverá encaminhar o parecer da banca avaliadora à COMGRAD/GEA para registro do conceito no histórico do aluno. Uma lista com a nominata do público presente na defesa poderá ser encaminhada também, para cômputo de créditos complementares aos estudantes do curso.

- É obrigatória a entrega da versão final do TCC para depósito no repositório digital da UFRGS. No prazo máximo de 10 dias úteis após a realização da defesa, a versão final do trabalho (em formato pdf) e o Termo de Autorização para o Lume (preenchido e assinado) devem ser enviados para o e-mail da COMGRAD/GEA. As orientações da Biblioteca do IGEO para a entrega de TCCS podem ser consultadas em: http://igeo.ufrgs.br/biblioteca/index.php/entrega-tccs

- Para alunos matriculados que não realizarem o TCC, a COMGRAD indica a solicitação de exclusão da matrícula por peticionamento no SEI-UFRGS, conforme instruções do Catálogo do Aluno, bem como a solicitação de nova matrícula para o semestre seguinte. Instruções em: https://www1.ufrgs.br/CatalogoServicos/servicos/servico?servico=2615

- Por fim, lembramos que enquanto durar o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE), os professores tem autonomia para atribuírem conceito NI (Não Informado) para os alunos matriculados, possibilitando postergar a defesa. Contudo, advertimos que tal procedimento pode atrasar a conclusão do curso dos formandos.

A Resolução que estabelece as normas para TCC no curso de Geografia está disponível em: https://igeo.ufrgs.br/setoracademico/images/documentos/geografia/resoluo_tcc_05_2019.pdf