Página inicial > Divulgação > ENADE Geografia 2021

ENADE Geografia 2021

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 17h47 | Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 20h00 | Acessos: 432

Em 2021, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado para os alunos concluintes dos cursos de Geografia, Licenciatura e Bacharelado, em todo o país.

O Enade é uma prova que avalia os cursos de graduação através do desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante a sua formação. A prova está agendada para o dia 14/11/2021 e sua aplicação é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Serão inscritos no Enade todos os formandos que já tenham concluído 80% ou mais do curso e todos os alunos com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

- Alunos que já completaram 80% dos créditos serão inscritos automaticamente pela Universidade.

- Alunos que possuem entre 60% e 80% dos créditos concluídos receberam uma mensagem no Portal do Aluno para indicar se têm expectativa de conclusão do curso para 2021/1 ou 2021/2. Quem ainda não respondeu, deve acessar o Portal do Aluno para responder até o dia 08/08/2021, próximo domingo. Conforme calendário da UFRGS, o semestre 2021/1 terminará em dezembro de 2021 e o semestre 2021/2 terminará em maio de 2022.

- Alunos com menos de 60% dos créditos concluídos não receberam mensagem no Portal do Aluno. No entanto, caso algum aluno tenha expectativa de conclusão do curso para 2021-1 ou 2021-2, deve contatar a comgrad para ser inscrito no Enade.

- Estudantes que colarem grau até o dia 29/08/2021, antes do fim deste mês, estarão dispensados. Quem já concluiu o curso mas ainda não colou grau, contate a comgrad com urgência.

Todos os alunos concluintes inscritos devem comparecer à prova. O Enade constitui-se componente curricular obrigatório. No histórico escolar do aluno participante constará a informação de sua situação em relação a essa obrigação – no histórico não haverá registro de nota ou conceito relativo ao desempenho na prova.

O estudante selecionado que não comparecer à prova estará em situação irregular e não poderá colar grau até sua regularização junto ao INEP.

No momento, a Universidade está efetuando a inscrição dos estudantes. Após o dia 30/08/2021, os alunos inscritos receberão mais orientações sobre os próximos passos. Adiantamos que será necessário criar uma senha de acesso para o Sistema Enade e realizar cadastro, bem como preencher o Questionário do Estudante (online), de caráter obrigatório.

Informações detalhadas sobre o Enade estão disponíveis no Manual do Estudante, elaborado pela Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS: http://www.ufrgs.br/sai/avaliacao-externa/manual-enade-estudante

Legislação: