Página inicial > Museus > Museu de Mineralogia e Petrologia Luiz Englert

Museu de Mineralogia e Petrologia Luiz Englert

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 22h57 | Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 23h02
imagem sem descrição.

A coleção de minerais e rochas que compõe o acervo do Museu iniciou em 1909 com o “Gabinete de Mineralogia” do Prof. Luiz Englert, que lecionava na Escola de Engenharia diversas disciplinas, entre elas a de Mineralogia. Com o início do curso de Geologia, em 1957, as coleções foram ampliadas e usadas para as aulas do curso. Em 1970, através da reforma universitária foi extinta a Escola de Geologia e criado o Instituto de Geociências estruturando-se em cinco departamentos. Um desses departamentos, o de Mineralogia e Petrologia ficou responsável pelas coleções de minerais e rochas.
A Coleção de Minerais conta com 3.600 minerais, composta por peças doadas por pessoas físicas, adquiridas e coletadas pela equipe do Museu. Destacam-se nessa coleção o Meteorito de Putinga e o de Nova Petrópolis. A Coleção de Rochas conta com 2.000 amostras, destacando-se a doação de rochas recebida pelo jesuíta Balduino Rambo S.J.
Para maiores informações consulte a Home Page: http://www.museumin.ufrgs.br/.
Fonte: Home Page do Museu de Mineralogia e Petrologia Luiz Englert. Acesso em: 24 nov. 2011.