International Standard Book Number

O ISBN (International Standard Book Number, ou Número Internacional Normalizado para Livros) “[…] é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição”, segundo o site da Agência Brasileira do ISBN.
No Brasil o uso do ISBN é estabelecido de forma obrigatória pela Lei n° 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro.
A Biblioteca do Instituto de Artes realiza pedidos de ISBN junto à Agência Brasileira do ISBN exclusivamente para publicações de docentes e técnicos-administrativos vinculados ao IA.
Solicitações devem ser feitas pelo e-mail bibgeo@ufrgs.br.
O envio da folha de rosto é obrigatório e ela deve conter as seguintes informações:
- autor(es) ou organizador(es);
- título e subtítulo (se houver);
- edição (se não for primeira edição);
- local de publicação (Porto Alegre);
- editora (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
- ano de publicação.
A solicitação será feita através do sistema on-line da Agência Brasileira do ISBN.
Após a solicitação será cobrada uma taxa, que deverá ser paga pelo responsável pela publicação. Neste link pode ser consultada uma tabela com os preços praticados pela Agência Brasileira. A Biblioteca encaminhará ao responsável o boleto bancário para pagamento da taxa.
Após o pagamento da taxa, o prazo para envio do ISBN é de cerca de cinco dias úteis.
O número gerado utilizará o prefixo editorial da UFRGS, que constará como editora da publicação. Esse prefixo editorial refere-se à própria Universidade, e não à Editora da UFRGS, que possui prefixo próprio.
Neste link podem ser vistos todos os tipos de documentos que recebem ISBN.