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Orientação para entrega de TCCs

Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2018, 00h57 | Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 02h30 | Acessos: 3766

Entregar na COMGRAD de seu curso:

Para entregar os documentos e o TCC na Biblioteca siga as seguintes orientações:

  1. Preencha o termo de autorização para o Lume. (Obs: o termo deve estar assinado tanto pelo aluno quanto pelo orientado)
  2. Gere um pdf de sua Monografia
  3. Envie um link compartilhado via ChasqueBox UFRGS para sua COMGRAD
    1. comgradgeo@ufrgs.br
    2. comgradgea@ufrgs.br
    3. comgradcar@ufrgs.br
  4. No cabeçalho de Assunto do e-mail:  ex: geologia - título do trabalho
  5. No corpo da mensagem: Informe a data da defesa,  título, seu nome completo, curso e contato.
  6. Em caso de dúvidas envie um e-mail para pigeociencias@ufrgs.br

Observações Gerais:

– O TCC deve ser entregue somente em versão digital. Versão impressa não é aceita.

– Se não for possível entregar o TCC no formato pdf, use um formato de editor de texto compatível para a conversão em formato pdf.

– O TCC deve estar em apenas um arquivo. Se isso não for possível, numere os nomes dos diferentes arquivos que compõem o trabalho de forma que eles possam ser unificados com facilidade e na ordem em que devem ser apresentados.

– Solicita-se que o TCC venha acompanhado de ficha catalográfica.

 -  Em caso de dúvidas envie um e-mail para pigeociencias@ufrgs.br

– Havendo ficha catalográfica, ela deve ser incluída no mesmo arquivo do TCC, posicionada após a folha de rosto. Se isso não for possível, a ficha pode ocupar um arquivo pdf em separado, gravado na mesma mídia física do trabalho.

– Antes de fazer a entrega, revise  seu TCC. Verifique principalmente os seguintes pontos:

  • presença de todos os elementos pré e pós-textuais, incluindo apêndices e anexos, quando houver;
  • presença de todos os capítulos da parte textual, com indicação correta de páginas, igual ao informado no sumário do TCC;
  • presença de todas as imagens, quando houver;
  • todas as informações de identificação do trabalho, como seu nome, nome do(a) orientador(a), local, ano, etc.

– É obrigatório constar a assinatura do(a) orientador(a). Caso você não autorize a disponibilidade do TCC no Lume ou autorize parcialmente, a assinatura do(a) orientador(a) é obrigatória, assim como a justificativa para a não disponibilidade completa do TCC.

A entrega de TCCs em formato digital é estabelecida pela regulamentação a seguir:

  • Instrução Normativa nº 01/2010 da Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS, de 21 de janeiro de 2010 – Regulamenta a entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em formato digital;
  • Ofício Circular nº 01/2010 da Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS, de 19 de janeiro de 2010 – Traz instruções para submissão de TCCs para disponibilização no Lume.

Portanto, os procedimentos adotados são baseados nesses dois documentos e devem estar em conformidade com eles.


Serviço Certificado Digital ICPEdu – Pessoal<https://www1.ufrgs.br/catalogoti/servicos/servico?servico=2814>, no Catálogo de Serviços de TI da UFRGS. Assim sendo, recomendamos a sua utilização para assinatura do Termo de Autorização (TA) para tese, dissertação e TCC, pelos alunos e docentes da Universidade. Informamos, no entanto, que pode ser mantida, também, a forma de assinatura que vem sendo utilizada até agora.
Todas as instruções para emitir o Certificado Digital e assinar o PDF, utilizando o Acrobat Reader e o Foxit Reader, encontram-se no menu à direita Documentação, especificamente em:
ICPEdu Ajuda - RNP<https://pessoal.icpedu.rnp.br/public/ajuda>
Tutorial de emissão de certificados pessoais pelo ICPEdu e Assinatura de documentos na UFERSA<https://coinfangicos.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/71/2020/09/ANEXO-III-Tutorial_ICPEdu_UFERSA_V1.0.pdf>
As condições de aceite, abaixo, do TA pelo LUME, estão mantidas enquanto durar o período de excepcionalidade estabelecido pelas Portarias 2.286 e 2.291, de 17/03/2020, e sua prorrogação.
      - somente em sua versão digital;
      - assinatura do aluno é obrigatória;
      - assinatura do orientador é facultativa;
      - sem a assinatura do bibliotecário e carimbo que confirma o recebimento dos arquivos eletrônicos e do próprio TA.
O SEI não deve ser utilizado para upload de arquivos de tese, dissertação e TCC e tramitação do TA.

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