Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Entrega de teses e dissertações
Início do conteúdo da página

Orientação para entrega de teses e dissertações

Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2018, 00h40 | Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 02h27 | Acessos: 1721

Entregar no seu programa de Pós-Graduação:

Para entregar os documentos, Dissertação ou Tese e o TCC na Biblioteca siga as seguintes orientações:

  1. Preencha o termo de autorização para o Lume.
  2. Gere um pdf de sua Dissertação ou Tese
  3. Envie um link compartilhado via ChasqueBox UFRGS para seu PPG
    1. posgea@ufrgs.br
    2. Ensinoppggeo@ufrgs.br
    3. ppgsrm@ufrgs.br
  4. No cabeçalho de Assunto do e-mail:  ex: ppggeo - título do trabalho
  5. No corpo da mensagem: Informe a data da defesa,  título, seu nome completo, curso e contato.

Observações Gerais:

– Tese ou dissertação defendida em banca a partir de 1º de agosto de 2014 deve ser entregue somente em versão digital.

– Tese ou dissertação defendida antes de 1º de agosto de 2014 deve ser entregue também em formato físico – um (1) exemplar apenas. As duas versões, digital e impressa, devem ser idênticas em todos os aspectos.

– Se a defesa da tese ou dissertação ocorreu a partir de 17 de março de 2015 e houver restrição quanto à disponibilização para acesso ao texto completo, deverão ser entregues a versão digital com texto completo e a versão digital com a parte que será disponibilizada no Lume. Ambas as versões digitais devem ser gravadas na mesma mídia física.

– Se não for possível entregar a tese ou dissertação no formato pdf, use um formato de editor de texto compatível para a conversão em formato pdf.

– A tese ou dissertação deve estar em apenas um arquivo. Se isso não for possível, numere os nomes dos diferentes arquivos que compõem o trabalho de forma que eles possam ser unificados com facilidade e na ordem em que devem ser apresentados.

– A ficha catalográfica é elemento obrigatório. - GERAR AQUI

– Em caso de duvidas: envie um e-mail para: pigeociencias@ufrgs.br

– A ficha catalográfica deve ser incluída no mesmo arquivo da tese ou dissertação, posicionada após a folha de rosto. Se não for possível, ela pode ocupar um arquivo pdf em separado, gravado na mesma mídia física do trabalho.

– Antes de fazer a entrega, revise a mídia física na qual foi gravado o arquivo com a sua tese ou dissertação. Verifique principalmente os seguintes pontos:

  • presença de todos os elementos pré e pós-textuais, incluindo apêndices e anexos, quando houver;
  • presença de todos os capítulos da parte textual, com indicação correta de páginas, igual ao informado no sumário da tese ou dissertação;
  • presença de todas as imagens, gráficos, tabelas e demais figuras, quando houver;
  • todas as informações de identificação do trabalho, como seu nome, nome do(a) orientador(a), local, ano, etc.

– É importante constar a assinatura do(a) orientador(a). Caso você não autorize a disponibilidade da tese ou dissertação no Lume ou autorize parcialmente, a assinatura do(a) orientador(a) é obrigatória, assim como a clara indicação das partes disponibilizadas e correspondente justificativa.

– Caso a sua tese ou dissertação já tenha sido entregue na versão impressa à Biblioteca e você, posteriormente, deseja disponibilizar a versão digital no Lume, é necessário que a versão digital seja idêntica à versão impressa previamente entregue, em todos os aspectos. Para maiores informações de como proceder entre em contato pelo e-mail bibgeo@ufrgs.br.

A entrega de teses e dissertações é estabelecida pela regulamentação a seguir:

Resolução nº 007/2015 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS, de 17 de março de 2015 – Estabelece orientações sobre a visibilidade e acessibilidade, preservação e difusão via internet, das teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado produzidos no âmbito da Universidade;

Portanto, os procedimentos adotados estão baseados nesses documentos e devem estar em conformidade com as disposições mais recentes.


Serviço Certificado Digital ICPEdu – Pessoal<https://www1.ufrgs.br/catalogoti/servicos/servico?servico=2814>, no Catálogo de Serviços de TI da UFRGS. Assim sendo, recomendamos a sua utilização para assinatura do Termo de Autorização (TA) para tese, dissertação e TCC, pelos alunos e docentes da Universidade. Informamos, no entanto, que pode ser mantida, também, a forma de assinatura que vem sendo utilizada até agora.
Todas as instruções para emitir o Certificado Digital e assinar o PDF, utilizando o Acrobat Reader e o Foxit Reader, encontram-se no menu à direita Documentação, especificamente em:
ICPEdu Ajuda - RNP<https://pessoal.icpedu.rnp.br/public/ajuda>
Tutorial de emissão de certificados pessoais pelo ICPEdu e Assinatura de documentos na UFERSA<https://coinfangicos.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/71/2020/09/ANEXO-III-Tutorial_ICPEdu_UFERSA_V1.0.pdf>
As condições de aceite, abaixo, do TA pelo LUME, estão mantidas enquanto durar o período de excepcionalidade estabelecido pelas Portarias 2.286 e 2.291, de 17/03/2020, e sua prorrogação.
      - somente em sua versão digital;
      - assinatura do aluno é obrigatória;
      - assinatura do orientador é facultativa;
      - sem a assinatura do bibliotecário e carimbo que confirma o recebimento dos arquivos eletrônicos e do próprio TA.
O SEI não deve ser utilizado para upload de arquivos de tese, dissertação e TCC e tramitação do TA.

Fim do conteúdo da página