Programa de Pós-graduação em Geografia
O Programa de Pós-graduação em Geografia - Mestrado e Doutorado - derivou do curso de Pós-graduação latu sensu em Geografia, criado na década de 1990, sob responsabilidade do Departamento de Geografia da UFRGS.

Histórico
O referido Departamento está vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO), o qual é responsável, em nível de graduação, pelos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Geografia (diurno e noturno), além de Geologia e de Engenharia Cartográfica.
O curso de graduação de Geografia teve início em 1943, juntamente com o curso de História, sendo ambos pertencentes ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) dessa Universidade. Em 1956, houve o desmembramento desse curso, passando, então, Geografia e História a serem dois cursos distintos, com dois departamentos autônomos, vinculados ao IFCH.
Em 1969, em atendimento às exigências da época, de uma maior aproximação com a área técnica associada à reforma universitária, o curso de Geografia passou a fazer parte do Instituto de Geociências (IGEO), juntamente com o curso de Geologia.
Em 1984, iniciou-se o Curso de Pós-graduação latu sensu, inicialmente voltado para questões urbanas e, posteriormente, alargando sua faixa de atenção e formação, do urbano para o ambiental e para a pluralidade dos espaços geográficos.
Em 1997, deu-se início ao Projeto para a implantação do Curso de Pós-graduação em Geografia em nível de Mestrado, que foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFRGS em 27 de julho de 1997, decisão n.º 109/97, e recomendado pela CAPES, na reunião do Conselho Técnico Consultivo, em novembro de 1997.
Na continuidade, a implantação do Programa de Pós-graduação em Geografia (POSGEA)/IGEO/UFRGS estendeu-se para o início das atividades do Doutorado. O Conselho Universitário da UFRGS aprovou, em 29 de agosto de 2003, decisão n.º 155/03, o Projeto de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia, que foi recomendado pela CAPES em reunião do Conselho Técnico Consultivo, em fevereiro de 2004.
O Programa iniciou com duas linhas de pesquisa: Análise Ambiental e Análise Territorial, cada uma delas abrigando vários projetos, os quais, ao longo do primeiro triênio de existência do Programa (1998-2000), passaram por algumas reformulações. Atualmente, essas duas linhas estão consolidadas e alicerçadas em grupos de trabalho que atuam tanto na instância do Departamento de Geografia quanto na Pós-graduação, articulando-se pelo ensino, pesquisa e extensão. Uma nova linha de pesquisa foi criada em 2008: Ensino de Geografia, como o resultado da experiência e produção acumulada na discussão desta temática por parte de professores do Departamento de Geografia e da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), além de colaboradores externos.
No ano de 2013, o Programa recebeu Nota 6,0 (seis) na Avaliação Trienal da CAPES, pela avaliação no triênio 2010 - 2012.