Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de Pós-Graduação > Programa de Pós-graduação em Geografia
Início do conteúdo da página
Institucional

Programa de Pós-graduação em Geografia

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 14h02 | Última atualização em Domingo, 08 de Julho de 2018, 03h06 | Acessos: 1212

O Programa de Pós-graduação em Geografia - Mestrado e Doutorado - derivou do curso de Pós-graduação latu sensu em Geografia, criado na década de 1990, sob responsabilidade do Departamento de Geografia da UFRGS.

Crédito da imagem
Legenda da foto (arquivo .JPG) deve ter até 60 caracteres, preferencialmente
Legenda da foto (arquivo .JPG) deve ter até 60 caracteres, preferencialmente

Histórico

O referido Departamento está vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO), o qual é responsável, em nível de graduação, pelos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Geografia (diurno e noturno), além de Geologia e de Engenharia Cartográfica.
O curso de graduação de Geografia teve início em 1943, juntamente com o curso de História, sendo ambos pertencentes ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) dessa Universidade. Em 1956, houve o desmembramento desse curso, passando, então, Geografia e História a serem dois cursos distintos, com dois departamentos autônomos, vinculados ao IFCH.
Em 1969, em atendimento às exigências da época, de uma maior aproximação com a área técnica associada à reforma universitária, o curso de Geografia passou a fazer parte do Instituto de Geociências (IGEO), juntamente com o curso de Geologia.
Em 1984, iniciou-se o Curso de Pós-graduação latu sensu, inicialmente voltado para questões urbanas e, posteriormente, alargando sua faixa de atenção e formação, do urbano para o ambiental e para a pluralidade dos espaços geográficos.
Em 1997, deu-se início ao Projeto para a implantação do Curso de Pós-graduação em Geografia em nível de Mestrado, que foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFRGS em 27 de julho de 1997, decisão n.º 109/97, e recomendado pela CAPES, na reunião do Conselho Técnico Consultivo, em novembro de 1997.
Na continuidade, a implantação do Programa de Pós-graduação em Geografia (POSGEA)/IGEO/UFRGS estendeu-se para o início das atividades do Doutorado. O Conselho Universitário da UFRGS aprovou, em 29 de agosto de 2003, decisão n.º 155/03, o Projeto de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia, que foi recomendado pela CAPES em reunião do Conselho Técnico Consultivo, em fevereiro de 2004.
O Programa iniciou com duas linhas de pesquisa: Análise Ambiental e Análise Territorial, cada uma delas abrigando vários projetos, os quais, ao longo do primeiro triênio de existência do Programa (1998-2000), passaram por algumas reformulações. Atualmente, essas duas linhas estão consolidadas e alicerçadas em grupos de trabalho que atuam tanto na instância do Departamento de Geografia quanto na Pós-graduação, articulando-se pelo ensino, pesquisa e extensão. Uma nova linha de pesquisa foi criada em 2008: Ensino de Geografia, como o resultado da experiência e produção acumulada na discussão desta temática por parte de professores do Departamento de Geografia e da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), além de colaboradores externos.
No ano de 2013, o Programa recebeu Nota 6,0 (seis) na Avaliação Trienal da CAPES, pela avaliação no triênio 2010 - 2012.

Maiores Informnações acesse o site do Programa

Fim do conteúdo da página